Prepare-se! O Índice de Dividendos (IDIV) atingiu a impressionante marca de 10.576,74 pontos em 23 de setembro. Apesar de um pequeno recuo, ele continua próximo desse patamar, e com as eleições de 2026 à vista, muitos estão se perguntando: este índice pode desabar como os demais?
A relação entre o IDIV e as eleições é complexa. Se, por um lado, uma possível queda no IDIV não é necessariamente um desastre — lembre-se: ações mais baratas tendem a gerar um dividend yield (retorno em dividendos) mais elevado — por outro, o cenário atual gera apreensões. As eleições de 2026 trarão consigo incertezas que podem pressionar ainda mais o índice.
Em ciclos eleitorais passados, notamos que a trajetória do IDIV não apresenta clareza. O analista Bruno Oliveira destaca que, ao contrário do Ibovespa, que repetiu ciclos eleitorais em 2014 e 2022, o IDIV ficou estagnado, com variações imprevisíveis. Como será esta vez?
O desempenho do IDIV em anos eleitorais é um mistério. Durante as eleições de 2014, o IDIV terminou o ano abaixo do patamar inicial. Em 2018, uma alta súbita ocorreu apenas em setembro. Para 2022, o que se viu foi um movimento semelhante, mas com uma perda de força em novembro.
A pergunta que fica: como você pode lucrar com essas oscilações?
2014: A polarização política, combinada com um PIB estagnado, causou um ambiente de desconfiança. O IDIV não teve o que chamar de rali.
2018: A expectativa de reformas trouxe um otimismo que fez o IDIV decolar após a eleição. O PIB teve um leve crescimento e a inflação controlada ajudaram na valorização das ações.
Nos últimos pleitos, alguns setores se destacaram pela robustez dos dividendos. Bancos, seguradoras e elétricas frequentemente aparecem entre os campeões de dividend yield, pois possuem modelos de negócios resilientes.
Os dados mostram que, em 2014, 40% das ações mais descontadas eram de elétricas. Em 2018, essa proporção subiu para 70%. O que significa isso para sua estratégia de investimento?
Analistas já começam a apontar candidatos promissores para 2026. O grande destaque é a BB Seguridade (BBSE3), que promete continuidade na distribuição de dividendos, mesmo diante da perspectiva de leve queda no lucro operacional. Essa pode ser sua chance de garantir um bom retorno.
A grande dúvida dos investidores: vale a pena esperar até as eleições para comprar ações?
Rabelo, da VG Research, acredita que não. Segundo ele, e com razão, o cenário eleitoral é repleto de incertezas, e muitos papéis já apresentam boa margem de segurança. Portanto, a hora de agir pode muito bem ser agora.
Se você estiver atrás de dividendos, fique atento: ações cuja alta de dividend yield é impulsionada por fatores não recorrentes podem ser uma armadilha.
Não fique para trás! As incertezas políticas e econômicas podem se transformar em oportunidades para quem souber agir de forma assertiva.
Quer organizar sua vida financeira em meio a tudo isso? Conheça o Mentfy e assuma o controle das suas finanças agora mesmo. Com a inteligência artificial do MentFy, você poderá tomar decisões financeiras mais acertadas e se preparar para qualquer eventualidade. Experimente o Mentfy!
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!